O que faz um advogado aduaneiro e como ele pode me ajudar?

O que faz um advogado aduaneiro e como ele pode me ajudar?

O que faz um advogado aduaneiro e como ele pode me ajudar

Para empresas que lidam com comércio exterior, seja de forma constante ou somente em uma negociação específica, é muito importante contar com um advogado aduaneiro. Afinal esse profissional é o responsável por garantir maior agilidade, segurança e previsibilidade para as transações. Em um mundo cada vez mais globalizado, essas características são fundamentais para se ter vantagem competitiva perante o mercado. Portanto, se você tem interesse nesse advogado, continue acompanhando o post de hoje e veja como ele atua em um escritório de advocacia especializado.

 

O que faz um advogado aduaneiro?

 

O advogado aduaneiro é aquele quem assegura e atua em questões relacionadas ao comércio exterior, principalmente ligadas aos trâmites de chegada/envio e liberação de mercadorias em fronteiras aduaneiras, como portos, portos secos, pontos de controle fronteiriços, etc.

 

Além disso, ele também pode entender seus serviços, ampliando sua atuação para assuntos mais gerais de comércio exterior, como elaboração e revisão de contratos, negociações de termos de carga, contratação de seguro e até mesmo assessoria em contratos de câmbio.

 

Principais serviços de um advogado aduaneiro

 

O advogado aduaneiro é especialista no ramo do comércio exterior, podendo contribuir significativamente para sua empresa. Confira abaixo algumas das principais atividades que ele realiza:

 

Serviços anteriores ao trâmite aduaneiro

 

Processos de negociação de modais, seguros, câmbio, contratos internacionais e até mesmo o planejamento tributário fazem parte desse universo. Sendo assim, ter um advogado especialista facilita todos esses processos que sabemos quão burocráticos podem ser.

 

Liberação de cargas retidas ou presas

 

É comum acontecer de cargas ficarem retidas por um tempo, com as mais diferentes justificativas. Por mais que isso não seja uma surpresa, é um processo longo e bastante trabalhoso, sendo importante contar com um advogado aduaneiro a fim de agilizar a liberação, assim como elaborar estratégias para prevenir esse tipo de problema.

Além de liberações de cargas, o advogado especialista em direito aduaneiro ainda pode conseguir aumentar o limite de importação e exportação de sua empresa, através do chamado “radar ilimitado”.

 

Desembaraço demorado

 

É comum que a liberação de uma carga demore mais tempo que o esperado, gerando incômodo, pois pode representar um grande prejuízo, mas com um advogado isso é amenizado, além de evitar essa situação ocorra novamente.

 

Perdimento de mercadoria

 

Essa situação se enquadra na categoria mais grave, visto que está relacionada a bens considerados ilegais no Brasil, podendo implicar em consequências criminais. Portanto, um advogado especialista terá todas as provas para agir rapidamente e provar a inocência de seus clientes.

 

Então, agora que você sabe o que faz um advogado aduaneiro e como ele pode contribuir para suas negociações relacionadas ao comércio exterior, entende sua importância. Afinal, ele irá promover não apenas maior agilidade, mas também economia, segurança e eficiência em suas transações.

 

Ainda em dúvidas? Então converse com um advogado online e saiba mais.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?