Entenda os principais riscos de usar modelos prontos de contratos

Entenda os principais riscos de usar modelos prontos de contratos

Entenda os principais riscos de usar modelos prontos de contratos

Nos dias atuais, com a facilidade no acesso às informações é comum vermos no dia-a-dia pessoas se valendo dos contratos prontos para realizar negócios de todas as ordens.

Ainda que a internet possua um acervo com diversos modelos prontos de contratos, importante destacar que cada contrato, independentemente de sua natureza possui:

  1. Partes específicas;
  2. Objetos específicos;
  3. Peculiaridades próprias;
  4. Necessidades únicas;
  5. Estratégias delimitadas;

Por esta razão os modelos de contratos expostos na internet não traduzem em singularidade a segurança jurídica que se espera desde a compra e venda de um bem, à determinada prestação de serviços, ao início de uma sociedade, determinada locação, dentre muitas outras. Desta forma, opte sempre por reger ou analisar seus contatos com um advogado contratual, este saberá formalizar um documento de acordo com suas reais necessidades.

Existem uma infinidade de riscos que os contratos prontos são capazes de gerar para qualquer negócio jurídico pactuado, podemos citar dentre eles:

  • Invalidade do negócio;
  • Nulidade de cláusulas;
  • Imprecisão ou contradição de obrigações;
  • Omissão de pontos elementares;
  • Impossibilidade de resolução dos problemas futuros;

Necessário ter entendimento que uma boa leitura e compreensão textual, não torna apta determinada pessoa, que não possui capacitação jurídica, de elaborar contratos e termos.

Diversas são as dinâmicas sociais envolvidas num contrato, desde a parte societária, aspectos cíveis, nuances sucessórias, implicações trabalhistas, dinâmicas comerciais, relações e implicações familiares, dentre muitas outras que se correlacionam na elaboração de qualquer contrato.

Portanto, a melhor opção sempre será contar com suporte jurídico para elaboração de contratos e termos personalizados, desde a compreensão inicial das necessidades do negócio, até mesmo das estratégias adequadas por traz e implícitas na realização daquele instrumento.

Com estas detidas análises, é possível prevenir diversos litígios e discussões, pois o próprio contrato, a depender das necessidades, terá especificação de como resolver os passivos e desacordos comerciais e até mesmo técnicos.

Em muitas oportunidades, vemos prestadores de serviços, proprietários de imóveis, sócios-administradores, assumindo riscos imensuráveis, pela simples negligência de buscar uma assessoria qualificada para elaboração de termos e contratos para seus negócios.

Como se não bastasse à economia em buscar e elaborar o próprio contrato, que posteriormente torna-se um pesadelo, em muita das vezes, com prejuízos extremamente superior à simples antecipação do risco, mediante contratação de um profissional qualificado para sua elaboração.

Não menos importante ressalvar, a quantidade de litígios judiciais que temos, pela falha na elaboração dos contratos e dos conflitos de entendimento, pela falha na disposição das cláusulas e claridade para partes, em sua maioria, derivados da ausência de diligência necessária para evitar os problemas, frente a simples economia de buscar o modelo pronto na internet.

Os benefícios de uma assessoria jurídica são infindáveis, desde a maior segurança jurídica na elaboração do documento, até mesmo a claridade sobre os riscos e passivos implícitos aos negócios e suas formas de mitigação através da elaboração de um contrato estratégico.

Por fim, além da proteção jurídica de ser bem assessorado, resta maior tempo para você focar no que realmente importa, delegando estas funções técnicas ao profissional de sua confiança.

Se você precisa de um contrato ou termo personalizado para seu negócio, estamos à disposição para ajuda-los a concretizar com segurança jurídica!

 

Ainda em dúvidas quanto a modelos de contatos prontos? Então, converse com um advogado online e saiba mais.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?