O que faz um advogado planos de saúde?

O que faz um advogado planos de saúde?

O que faz um advogado planos de saúde

É comum surgirem problemas envolvendo convênios médicos, mas até hoje muitas pessoas não entendem a importância de contar com um advogado especialista em plano de saúde para garantir a defesa de seus direitos. Isso porque, esse é o profissional que atua de forma exclusiva em processos contra planos de saúde e na defesa do direito a saúde dos pacientes. No entanto, muitos ainda não sabem qual é de fato a atuação do advogado. Então, se você está em busca de um escritório de advocacia, continue acompanhando o post de hoje e entenda o que faz um advogado de planos de saúde.

 

O que faz um advogado de planos de saúde?

 

A principal função do advogado de planos de saúde é representar e recorrer dos recursos possíveis para garantir a defesa do paciente frente a situações abusivas por parte do plano de saúde. Isso porque, ainda que ele tenha a obrigação de oferecer serviços para promover a saúde do beneficiário, isso nem sempre acontece. Inclusive, diversas atividades abusivas e ilegais são realizadas pelos planos, cabendo ao paciente recorrer judicialmente. Portanto, isso somente é possível com o apoio de um advogado que conhece profundamente a lei e os direitos que a pessoa tem.

 

Alguns dos principais tipos de ações que são analisados por um advogado de planos de saúde são:

 

  • Ação para fornecimento de medicamentos pelo plano;
  • Ação para cobertura de tratamento pelo plano de saúde;
  • Ação para revisão de reajustes abusivos;
  • Ação para reembolso de despesas médicas.

 

Atuação de um advogado de planos de saúde

 

Ao procurar um advogado especialista, é fundamental se certificar de que ele está familiarizado com os processos que citamos acima. Afinal, ao se deparar com negativas de coberturas de medicamento, tratamento, cirurgia, exame ou até mesmo reajuste abusivo, o profissional pode avaliar o problema e tomar as medidas cabíveis de forma ágil, a fim de garantir os direitos do paciente e consumidor do plano de saúde.

 

Em questões que envolvem saúde, a maior parte das ações contra o plano permite o pedido de tutela de urgência, também conhecida como liminar contra plano de saúde. Esse é o primeiro passo, sendo essencial ter o acompanhamento de um advogado até o fim, para que o resultado final seja definitivo.

 

Como você viu, o advogado de planos de saúde é primordial para quem deseja garantir seu direito a saúde. Muitas vezes as empresas praticam atividades abusivas e ilegais, sendo que ter um advogado especialista é a melhor forma de atingir o objetivo e evitar que as práticas continuem.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?