O que faz um advogado de inventário?

O que faz um advogado de inventário?

O que faz um advogado de inventário

É fato que a perda de um parente é um momento muito difícil e triste, sendo que em alguns casos, mais do que lidar com o luto, é necessário enfrentar o processo de inventário e partilha dos bens deixados pelo falecido. Essa tarefa é algo que costuma gerar muitas dúvidas aos envolvidos, sendo fundamental contar com um advogado de inventário, a fim de garantir todo o suporte necessário e o auxílio adequado para completar essa etapa. Ainda que você possa contratar um escritório de advocacia, é importante conhecer um pouco mais sobre o assunto. Por isso, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entenda melhor sobre a atuação desse advogado de maneira geral.

O que é o inventário?

 

Antes de tudo, é importante explicar o que é o inventário. Portanto, quando uma pessoa falece, seus bens formam um espólio, que inclui todo o patrimônio deixado por ele, assim como suas dívidas. Sendo assim, o espólio é transferido imediatamente aos sucessores do falecido, mas para isso, é necessário saber quem tem direito de recebê-lo. Nesse sentido, o inventário é a forma utilizada para verificar quem são os sucessores, quitando as dívidas existentes no espólio e dividindo os bens restantes.

 

O que faz um advogado de inventário?

 

O advogado de inventário é fundamental para qualquer modalidade de inventário, seja judicial ou extrajudicial. Isso porque os processos judiciais exigem a constituição do profissional para representar os interesses das partes, mesmo quando um acordo é feito.

 

Portanto, o advogado de inventário desempenha diversas funções importantes, como esclarecimento de dúvidas entre os envolvidos, auxílio para obter todos os documentos necessários, mediação de conflitos e ajuda na busca de um acordo para evitar litígio, assim como representar e defender os interesses do cliente.

 

Vale lembrar ainda que o profissional realiza o peticionamento e elaboração de documentos específicos necessários para o processo. Justamente por isso, seu conhecimento sobre a legislação e decisões dos tribunais é essencial para garantir que tudo aconteça da melhor maneira possível. Afinal, ele irá atuar com base nos procedimentos legais e em defesa do cliente, trazendo maior segurança e tranquilidade para as partes nesse momento delicado.

 

Portanto, como você viu, o papel do advogado de inventário é fundamental para garantir o sucesso do processo. Como falamos, esse não é um momento fácil e ter a ajuda de profissionais especializados é a melhor forma de garantir um bom resultado para todos os envolvidos.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?