O que faz um advogado de holding?

O que faz um advogado de holding?

O que faz um advogado de holding

O processo de sucessão em empresas familiares pode ser algo muito complexo se não for planejado para garantir a proteção do patrimônio construído. Justamente por isso, ter um advogado de holding é uma forma de evitar transtornos, agilizar a sucessão de bens e reduzir os riscos. Afinal, o escritório de advocacia tem maior conhecimento e experiência, sendo capaz de aconselhar seus clientes da melhor maneira possível. Portanto, se você tem interesse em entender melhor sobre a atuação desse profissional, continue lendo nosso texto.

 

O que é a holding patrimonial familiar?

 

Em resumo, ela é uma empresa patrimonial (pessoa jurídica de direito privado) criada com a finalidade de administrar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas (familiares). Nesse sentido, em vez destas pessoas físicas possuírem bens em seus nomes, passam a possuí-los por meio de uma pessoa jurídica, no caso a denominada holding patrimonial.

Dessa forma, a administração dos bens e sucessão hereditária é facilitada, garantindo a manutenção das empresas em nome de herdeiros. Além disso, esse tipo de sociedade possui diversos benefícios fiscais, além da proteção patrimonial.

Portanto, a holding é uma pessoa jurídica que possuirá os bens que antes pertenciam aos ascendentes em pessoas físicas, sendo uma fundamental ferramenta de planejamento sucessório.

 

Advogado de holding: o que faz?

 

Portanto, um advogado de holding irá explicar tudo o que for necessário para seus clientes em relação ao assunto e seus benefícios para empresas familiares em todos os aspectos, mas principalmente no caso da sucessão. Além disso, ele irá auxiliar na elaboração do Estatuto Social, aspectos de constituição, a realizar acordo de acionistas, administração, entre outras questões importantes. Portanto, optar pela holding é uma eficaz forma de evitar problemas entre a família detentora e, consequentemente, a operacionalização.

Vale lembrar, que existem diferentes tipos de holding familiar, como a holding pura, em que o objetivo social é apenas a participação no capital de outras sociedades; a holding mista, que vai além da participação no capital e também serve para explorar uma nova atividade empresarial, entre outras. Sendo assim, o advogado de holding irá analisar e informar sobre as vantagens e benefícios de cada uma delas durante a consulta e orientar da melhor forma possível em suas decisões.

Portanto, como você viu, a holding familiar promove diversos benefícios para os envolvidos, como segurança e proteção dos bens, blindagem patrimonial, sucessão tranquila, etc. Nesse sentido, ter uma equipe de advogados especializados, é essencial para garantir o entendimento de seu funcionamento, além de oferecer todo o suporte necessário para criar uma holding que atenda as necessidades e demandas.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?