O que faz um advogado de divórcio?

O que faz um advogado de divórcio?

O que faz um advogado de divórcio

Independente do motivo, é fato que um divórcio nunca é algo totalmente tranquilo e sem importância, sendo bastante delicado por natureza. Nesse sentido, é importante ter ao seu lado um advogado de divórcio que seja sensível e ofereça total comprometimento, garantindo assistência personalizada em separações. Mas, além de procurar um escritório de advocacia que ofereça esse tipo de serviço, também é importante conhecer melhor a atuação do advogado. Então, pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para explicar o que realmente faz um advogado de divórcio.

 

O que faz um advogado de divórcio?

 

O advogado de divórcio é fundamental para orientar em todos os passos do processo, assim como os documentos necessários e outras informações importantes. Nesse sentido, é ele quem conduz o divórcio de maneira técnica e atenta, compreendendo as necessidades dos envolvidos e buscando uma solução para resolver da melhor maneira possível.

 

Independente se o divórcio for judicial ou extrajudicial, a lei exige que o advogado esteja presente nos atos para defender os direitos das partes envolvidas, a fim de garantir que nenhum cônjuge saia do casamento com seus direitos perdidos.

 

Principais situações em que o advogado de divórcio se faz necessário

 

Agora que você entendeu o que faz um advogado de divórcio, é importante conhecer alguns dos principais casos em que ele é importante. Confira:

 

Divórcio extrajudicial

 

Esse é o modelo de separação mais rápido e menos complicado, indicado para casais sem filhos (menores ou incapazes), que não estão esperando um novo filho, estão de acordo sobre o fim da união ou que já tenham definido na Justiça a pensão e guarda. O advogado será o responsável por elaborar o pedido enviado ao cartório com o acordo feito entre as partes.

 

Divórcio judicial consensual

 

Indicado para casos em que o casal está de acordo, mas tem filhos e deseja resolver o divórcio, guarda e pensão de uma única vez. Aqui, as partes entram em consenso e dependem somente da chancela do juiz. O papel do advogado é realizar o pedido de divórcio ao juiz, deixando claro todos os pontos e termos debatidos.

 

Divórcio judicial litigioso

 

Quando não há acordo sobre os termos da separação, o divórcio se torna litigioso. Portanto, o acompanhamento de um profissional experiente é essencial. Cada parte terá um advogado diferente, auxiliando na produção de provas, arrolamento de testemunhas, etc.

 

Então, esses são alguns dos principais serviços oferecidos por um advogado de divórcio. É importante sempre esclarecer todas as suas dúvidas, pois esse profissional está totalmente preparado para te ajudar e orientar ao longo de todo o processo da melhor maneira possível.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?