O direito rural é uma área que está cada vez mais em destaque no cenário nacional, sendo fundamental para realizar a integração adequada entre homem e campo e as normas que regulamentam sua atividade. É fato que esse não é um ramo simples, envolvendo diversos contratos, riscos jurídicos e conhecimentos multidisciplinares. Justamente por isso, é fundamental contar com um advogado rural, visto que terá maior experiência e conhecimento das melhores práticas. Portanto, se você pretende contratar um escritório de advocacia, continue acompanhando o post de hoje para entender melhor o que faz esse profissional.
O que faz um advogado rural?
Ter um advogado especializado ao seu lado é essencial para garantir o sucesso de suas demandas. Portanto, confira abaixo quais são as áreas de atuação de um advogado rural.
Empresas
Empresas do setor agroflorestal, sucroalcooleiros e de energias renováveis, fabricantes de máquinas e empresas de infraestrutura, de cerais, de proteína animal, grupos de investimento especializados no agronegócio e grupos de distribuidores de insumos e produtos agrícolas, são algumas das que podem contar com a ajuda de um advogado rural, ou mesmo um advogado empresarial.
Indústrias
Quando falamos em indústrias, o advogado também pode ser de grande valia, como do segmento alimentício, produtoras de defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes, auxiliando em operações societárias, fusões e aquisições, joint ventures de empresas cooperativas do agronegócio, etc.
Assessoria
O advogado rural também pode prestar serviços objetivos, atendendo às necessidades específicas do negócio do cliente. Alguns dos serviços prestados são assessoria completa, tributária, trabalhista e cível específica para o mercado do agronegócio, assessoria ambiental completa, incluindo obrigações florestais, manejo de resíduos e licenciamento, seguro agrícola, além de projetos de infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos e silos de armazenagem.
Outros serviços
Ainda é possível atuar com contratos comerciais, representação judicial e resolução de conflitos em todos os ramos do direito rural. Outros serviços oferecidos por esse advogado são:
- Distrato;
- Soluções de problemas relacionados às parcerias agrícolas;
- Arrendamentos rurais;
- Compra e venda de commodities e insumos;
- Seguros;
- Ações judiciais de revisão de indenização relativas a seguros rurais, seja, eles privados ou proagro;
- Reintegração e manutenção de posse;
- Endividamento Rural;
- Regularização fundiária, por vias judiciais e administrativas;
Então, agora que você sabe o que faz um advogado de direito rural, já pode contratar o profissional mais adequado para te ajudar e orientar. Dessa forma, é possível maior segurança, proteção e sucesso em suas demandas, seja você pequeno agricultor, pessoa física, jurídica ou grande empresa.