O que faz um advogado de compliance?

O que faz um advogado de compliance?

O que faz um advogado de compliance

É fato que o direito se tornou um grande aliado da ética empresarial. Afinal, além de garantir uma boa imagem e reputação perante o mercado, é essencial que a empresa se adeque aos padrões de conformidade exigidos, assim como contar com normas e regimentos internos. Inclusive, organizações que não tiverem condutas alinhadas com as diretrizes legais, podem sofrer penalidades, além de problemas com seus colaboradores. Justamente por isso, ter um advogado de compliance é fundamental. Mas, sabemos que nem todo mundo sabe o que ele de fato faz. Então, se deseja contratar um escritório de advocacia, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

 

O que é compliance?

 

É importante deixar claro que compliance não diz respeito somente ao cumprimento da legislação, mas também ao atendimento de códigos de conduta, regimentos internos, etc. Sendo assim, ele pode ser entendido como um conjunto de normas, padrões, regras, procedimentos éticos e legais que devem ser implantados dentro de uma organização, seja do setor público ou privado.

 

Com a Lei Anticorrupção, cada vez mais empresas buscam um advogado especialista para oferecer suporte jurídico e assim adequar suas atividades.

 

O que faz um advogado de compliance?

 

O advogado de complicance é um aliado da empresa, podendo auxiliar na criação de boas práticas, assim como evitar penalidades e sanções. Nesse sentido, ele tem uma atuação preventiva, sendo capaz de evitar danos e problemas irreversíveis para empresas que deixem de cumprir normas, muitas vezes sem saber. Sendo assim, confira abaixo algumas das principais atuações desse advogado:

 

  • Gestão de riscos: Aqui, o profissional combate possíveis causas de infração antes que elas causem efeitos negativos, prevenindo problemas e custos;
  • Mapeamento de riscos e consultoria: as leis são complexas e ter um advogado de compliance é importante para saber interpretá-las corretamente, definindo o dever legal de uma corporação e os melhores procedimentos internos para serem realizados;
  • Due diligence: O advogado irá verificar se os demais envolvidos no processo também trabalham de acordo com as leis em vigência, sejam eles parceiros, fornecedores e até mesmo clientes;
  • Adaptação legislativa: As normas jurídicas mudam com frequência, exigindo alguns ajustes periódicos. Portanto, o advogado atua na adaptação das leis, a fim de garantir maior segurança.

 

Então, como você viu, um advogado de compliance é muito importante para empresas que querem se adequar às leis e normas, assim como passar uma boa imagem ao mercado. Dessa forma, você garante total segurança à organização, assim como uma boa vantagem competitiva.

 

Ficou em dúvidas sobre como este profissional pode lhe auxiliar? Então, converse com um advogado online e saiba o que nosso escritório pode fazer por você e sua causa.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?