O que faz um advogado criminalista?

O que faz um advogado criminalista?

O que faz um advogado criminalista

O advogado criminalista é responsável por defender clientes que estão sendo acusados de cometer algum tipo de crime, sendo que independente do tipo, é sua função buscar uma defesa justa e dentro da lei. Contudo, é comum surgirem algumas dúvidas sobre a atuação desse advogado especializado no direito penal, principalmente para quem está em busca de um escritório de advocacia. Então, se esse é seu caso, continue acompanhando o post de hoje e veja o que faz um advogado criminalista.

 

O direito penal

 

O direito penal é responsável pelo poder punitivo das ações e comportamentos considerados graves à sociedade, sendo uma área que envolve a violação das leis no âmbito de pessoas físicas e jurídicas. O principal objetivo é proteger os bens jurídicos fundamentais como a vida, liberdade e propriedade, assim como assegurar o direito do ser humano.

 

O que faz um advogado criminalista?

 

O papel desse advogado é garantir que a lei seja cumprida da forma correta, baseando-se na legislação, preparando suas argumentações, entrevistando testemunhas e aconselhando o cliente da maneira correta para que o depoimento seja positivo. Além disso, ele é o responsável por reunir contraprovas, fazer o pedido de liberdade, progressão de pena e entrar com os recursos necessários.

 

Portanto, o advogado criminalista atua na proteção de direitos fundamentais do ser humano, como a liberdade individual e de ir e vir. Ao contrário de outros advogados, esse profissional não atua somente no escritório ou tribunal, pois também está envolvido em todo o processo em caso de mandado de precisão, visitando o cliente na penitenciária e apresentando-se na delegacia.

 

Portanto, um advogado criminalista particular irá atuar, de modo geral, como advogado de defesa. Sendo assim, seu papel se resume em defender os interesses de seus clientes, sempre de acordo com as leis atuais do país. Nesse sentido, uma das principais responsabilidades do profissional é amenizar penalidades ou conseguir melhores condições para seus clientes diante de acusações.

 

Serviços e atividades principais oferecidos pelo advogado criminalista

 

  • Defesa em inquérito policial e em ação penal;
  • Requerimento para revogação ou relaxamento de prisão;
  • Impetração de Habeas Corpus;
  • Pedido de Liberdade Provisória;
  • Revisão Criminal;
  • Recursos em geral;
  • Justiça militar;
  • Pedido de instauração de queixa crime.

 

Então, como você viu, o advogado criminalista é essencial para realizar a defesa de pessoas que estão sendo acusadas de cometer crimes. Afinal, com seu conhecimento e experiência no ramo do direito penal, irá buscar uma defesa justa e dentro da lei.

 

Caso restem dúvidas, conte com o atendimento de um advogado online para maiores esclarecimentos.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?